EM DIGRESSÃO – INFÂNCIA

Em 2002 nasce o percurso da ANIMATEATRO na criação de públicos infantis. Com vista a anular possíveis dificuldades no usufruto deste recurso cultural, tem sido nosso principal propósito levar o teatro junto da criança.

joaopedefeijao

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO XXVI Criação para Infância
M3 | Duração 50min

Sobre
Inspirados na obra de Benjamim Tabart, apresentamos “João e o pé de feijão”. Ao longo do espetáculo iremos assistir à mudança, ao crescimento de João. A experiência, a aprendizagem são fatores de transformação, relembramos através deste rapaz, que é perseguindo os sonhos, trabalhando e lutando por eles, que se constrói o caminho para a realização pessoal. A felicidade está ao alcance de todos, basta ter vontade para a conquistar.

Sinopse
João passa os dias deitado no prado a olhar o céu, sonha acordado…pensando como seria bom viajar com as nuvens, ver o mundo lá de cima… Mas as tarefas diárias esperam por ele! A sua mãe, uma pobre viúva, passa a vida preocupada com a inércia do rapaz, já sem dinheiro são obrigados a vender a sua única fonte de rendimento, Branca, a velha vaca leiteira. João põe-se a caminho da Aldeia com Branca, encontra um Viajante que lhe propõe um negócio: trocar a vaca por um punhado de feijões mágicos, garantindo que se os plantar nessa mesma noite, no dia seguinte terá um pé de feijão tão alto que chegará ao céu. João aceita sem pensar duas vezes, não sabendo que a sua vida irá mudar para sempre.

joaopefeijao

Ficha Técnica e Artística
Texto: Original de João Ascenso (inspirado na obra de Benjamim Tabart) | Conceção, Encenação e Direção: Lina Ramos | Elenco: Liliana Costa, Sérgio Prieto, Nuno Moniz, Sérgio Marcelino (Stand in) | Cenografia: Lina Ramos, Cláudia Palma e José Galego | Mascaras e Adereços: João Graça | Figurinos: Lina Ramos | Costureira: Ana Maria Sousa | Composição Musical: Paulo Mendes | Imagem: César Duarte | Fotografia: Patrícia Ricardo | Produção: Animateatro

 

????????????????????

A ILHA DE PLÁSTICO XXIII Produção Infantil 2015/2018
M4anos | Duração 60m

O Espectáculo
Este é um espectáculo de sensibilização e consciêncialização ambiental. Uma criação em que as componentes lúdica e pedagógica se entrecruzam e interligam desde o primeiro momento. Nesta linha, e movidos pela vontade de promover nos mais pequenos uma consciência ambiental activa, inspiramos-nos no “7º continente”, uma gigantesca área composta por resíduos plásticos, descoberta ao acaso, em 1997, por Charles Moore.
O que parece ser uma ilha a flutuar no oceano pacífico é na verdade “uma sopa de lixo” com uma profundidade de 30 metros e uma área 32 vezes maior do que Portugal.
O HOMEM é o responsável por esta catástrofe ambiental, assistimos incrédulos ao nascimento de um novo território, nutrido pelos nossos resíduos, onde anualmente é provocada a morte de mais de 1 milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos.

Sinopse
Ples e Lusco são dois seres estranhos que habitam no meio de um oceano, num local, também ele diferente…
Cruzam-se, discutem ideias, percebem que sendo azul ou incolor, é o plástico que os mantém à tona… no meio de toda aquela poluição, encontram uma caixa com imagens de um mundo distante, colorido, livre… querem conhecê-lo! Com a ajuda do público vão perceber que estes dois mundos, embora desiguais, fazem parte do mesmo planeta, a TERRA, conclusão… parte dela está doente! Há que meter mãos à obra, RECICLAR, fazer desaparecer esta ILHA de PLÁSTICO!

A Ilha de Plástico é a XXIII produção para a infância da ANIMATEATRO com texto e encenação de Ricardo G. Santos e direcção de Lina Ramos, destinado a crianças a partir dos 4 anos, e com a duração de aproximadamente 1 hora. Como é habitual em todas as produções para a infância da ANIMATEATRO, são criados momentos de interacção com as crianças, envolvendo-as na história.

ilhaFicha Técnica e Artística
Texto. Ricardo G. Santos I Concepção, Encenação e Direcção. Ricardo G. Santos e Lina Ramos I Interpretação. Cláudia Palma e João Zhoraide I Cenografia/ Adereços. Lina Ramos e Ricardo G. Santos I Figurinos. Lina Ramos I Composição Musical. Ricardo G. Santos I Imagem gráfica. César Duarte I Fotografia. Patrícia Ricardo | Produção. ANIMATEATRO.

A ILHA DE PLÁSTICO no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Rjtp9135RDM&feature=youtu.be

cocobanner

O COCÓ DO CÃO? XV Produção Infantil
M4anos | Duração 50m

O Espectáculo
Jogos, Música e Brincadeiras para fomentar nos mais pequenos uma CONSCIÊNCIA CÍVICA E AMBIENTAL. A problemática dos dejectos caninos deixados em espaços públicos, o abandono dos animais e tudo o que podemos fazer para o evitar…

Sinopse
Num jardim comum a todos, uma menina brinca, uma mosca surge…
A mosca indignada com a falta de zelo por parte dos humanos com os seus animais de estimação, pretende alertar para os perigos dos dejectos animais deixados em espaços públicos….encontra nessa criança uma aliada….no final deste grande dia, não existirá ninguém que consiga parar o esquadrão pró animal!!!

cocóFicha Técnica e Artística
Texto| Ricardo G. Santos; Concepção/ Direcção| Lina Ramos e Ricardo G. Santos; Elenco| João Zhoraide e Cláudia Palma; Cenografia/Adereços e Figurino| João Graça; Costureira| Lurdes Almeida; Composição Musical| Ricardo G. Santos; Imagem| César Duarte; Desenho de Luz| Paulo Couto e Ricardo G. Santos; Técnico de Luz e Som| Ricardo G. Santos; Produção| ANIMATEATRO.

IMAGEM balbucia

BALBUCIA XXV Produção Infantil
6 meses aos 3 anos | Duração 35m

Espectáculo a realizar em cima do palco de modo a haver uma maior proximidade.

Projecto
Em 2002 nasce o percurso da Animateatro na criação de públicos infantis. Com vista a anular possíveis dificuldades no usufruto deste recurso cultural, tem sido nosso principal propósito levar o teatro junto da criança.
Incitados pelos docentes, em 2009, enveredámos pelo teatro dirigido a pequenos de mais tenra idade, abrangendo infantes dos 6 meses aos 3 anos suprimindo uma lacuna na oferta cultural que se fazia sentir nesta faixa etária, a primeira infância.
Nunca perdendo a importância da narrativa, a concepção criativa é centrada num universo de estímulos, permitindo ao bebé um desenvolvimento psicomotor mais expressivo na relação com os outros e o meio envolvente.

Sinopse
O sol ilumina BALBUCIA, de um lado da aldeia plantam e colhem vogais, do outro lavam e secam consoantes…
É importante que o sol não desapareça, hum…como fazer com que brilhe sempre no mesmo lugar?
Depois de muito pensar, descobrem que partilhando esta fonte de energia surge algo bem mais importante, a PALAVRA!
Mais! Podemos até juntá-las, musicá-las, construir frases e amizades.

Criação
Neste novo espectáculo palmilhamos com o bebé a viagem da comunicação, partindo da sonorização estimulada pelo simples sopro, passando pelo balbuciar, plantando, colhendo letras, construindo a palavra, articulando-a repetidamente, retirando-lhe a noção generalista que possui no início da sua descoberta, diferenciando-a perante conceitos, fazendo-a chegar ao colectivo, à construção da frase, à linguagem.

vinheta balbuciaFicha Técnica e Artística
Concepção, Encenação e Direcção: Lina Ramos I Interpretação: Cláudia Palma e Sérgio Marcelino I Figurinos: Lina Ramos I Costureira: Ana Maria SousaI Cenário: Lina Ramos e Cláudia Palma I Imagem: César Duarte I Produção: Animateatro

BALBUCIA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OB4SH3BmpPM