QUEM SOMOS

Associação cultural, sem fins lucrativos, tem por objecto o teatro e as artes performativas, e constituiu-se legalmente em 2002, como estrutura de génese profissional.

Desenvolve-se enquanto plataforma de Criação, Produção, Formação e Programação de dois espaços distintos (Espaço Animateatro e Auditório Cinema São Vicente).

As áreas de trabalho estendem-se aos planos artístico, educativo e social, numa lógica formal de investigação-experimentação-acção, enraizada na inquietude, na pertinência, na acutilância e exigência.

Companhia que consagra a sua actividade à promoção nacional de formas artísticas emergentes e de natureza inter e pluridisciplinar, serve de interlocutor entre artistas e a comunidade, potencia hábitos de fruição cultural e aposta na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A ANIMATEATRO realiza um serviço público, como veículo cultural, numa cidade que apesar da proximidade à capital tem um rio que torna distante, para uma grande maioria, a fruição cultural e o seu acesso.

Animateatro – Os Catorze Anos.

A ANIMATEATRO, Medalha de Mérito Cultural do Município, em 2008, tem contribuído desde 2001, para a formação e criação de público nesta cidade, enquanto Formadora, Criadora e Programadora.

Pretendemos garantir a continuidade destes objectivos, criando, e também acolhendo espectáculos sérios e competentes, tendo sempre por base a exigência, a acutilância, a pertinência de autores e criadores.

Desde o seu início que a companhia vem afinando a sua linha, o seu caminho, e em simultâneo mantém inalterável um outro objectivo: promover o encontro com a comunidade em que se insere, tendo em atenção os factores históricos e marcantes de cada região. Com isto, vamos promovendo e solidificando uma relação que, ao longo dos últimos anos, provou pela intensa actividade e sensibilização, uma correspondência positiva e gratificante.

É com sentido de perseverança que celebramos o desenvolvimento das nossas actividades artísticas, educativas e sociais.