FORMAÇÃO

Durante o ano, decorrem na ANIMATEATRO aulas regulares dirigidas a um público não especializado – não profissional. As aulas regulares têm inicio nos meses de Outubro e Novembro de cada ano. Têm como objectivo desafiar e sensibilizar um público diversificado para noções e entendimentos mais alargados e mais apelativos da especificidade e diversidade das linguagens do teatro e áreas convergentes.

Além de aulas regulares, a ANIMATEATRO organiza pontualmente ateliers e workshops dirigidos a estudantes e profissionais de dança, teatro, performance, bem como ao público em geral. Estes ateliers decorrem ao longo do ano no Espaço ANIMATEATRO em Amora e têm como objectivo promover não só a formação e reciclagem profissional, como também o estudo, a experimentação, investigação e criação no âmbito das artes performativas .

Desde 2004 que cursaram na Animateatro mais de 500 formandos. É estimulante verificar os resultados, uma vez que muitos foram os que enveredaram pela área, prosseguindo estudos em Produção, Interpretação (Escola Superior de Teatro e Cinema), Estudos Artísticos com a variante de Artes do Espectáculo, Terapia da Fala, Ciências da Cultura (Faculdade de Letras), ou directamente para o mercado de trabalho, integrando outras possíveis vertentes no plano profissional.
Actualmente podemos afirmar, com apreço, que integram a equipa Animateatro alguns dos nossos valiosos formandos.

A Expressão Dramática promove o desenvolvimento integral do indivíduo.
A exploração das capacidades afectivas e cognitivas permite a afirmação da individualidade de cada um, promove e facilita a sua expressão, proporcionando através do processo criativo, a oportunidade de desenvolver a personalidade de forma autónoma e crítica, numa permanente interacção com o mundo e com o outro.
Cremos que a aprendizagem nunca terá limite.