“A voz das plantas artificiais”
- 25 e 26 Julho (Sábado e Domingo)
Clube Recreativo da Cruz de Pau
21H
“A voz das plantas artificiais”
M14 | 65min
Sobre
Este é um espectáculo-semente. Concebido para ser partilhado e experimentado por várias companhias ou grupos de performers. A única constante é o Jardineiro, ou seja, a pessoa/actor que é também a raizdesta história e peça. Seguindo a lógica da encenação de uma história de vida real, criou-se um guião que fosse auto-consciente do seu uso como pista de convergências. Convergência entre as singularidadesde uma vida, os seus reflexos nos participantes no espetáculo e o aproximar do público na identificação com a sua vida. Nesta peça, o uso da arte teatral procura criar pontes e encurtar distâncias entre as pessoas através da história de indivíduo que busca a harmonia na inquietação do seu jardim.
Sinopse
“ (…)Planta artificial – Criatura postiça e sintética existente no espaço mental de um jardineiro. É originada por assuntos que não resolvemos e aos quais nãoconvém darespaço,nem muita voz,paraquenãocresçam e se desenvolvam deforma a fugirao nosso alcance e compreensão.Tendem a causar angústia e ansiedade se a seu tempo o jardineiro não as deixar ser plantas autónomas. Não carecem de água mas necessitam da saliva e cuidado do jardineiro. (…)“
São os nossos problemas e inquietações que tendemos a tratar, muitas vezes com soberba. A encenação de uma vida real é assumida e neste processo o protagonista coloca-se numa posição de fragilidade perante os problemas reais que originaram o texto. Os actores que representam estas plantas artificias têm, também, liberdade e voz activa sobre o assunto. Uma arena teatral onde todas estas variáveis lutam e dançam num caos que procura respostas para a vida real num mundo artificial. Deixemos que a imprevisibilidade do jogo teatral fale com mais verdade sobre algo que é inglório tentar controlar… a própria vida.
Ficha Técnica e Artística
Texto: Cláudio Gomes Pereira/Duarte Neto/Patrícia Ricardo | Encenação: Colectivo | Criação e interpretação: Alexandre Gregório; Carina Mendes; Cláudio Gomes Pereira; Duarte Neto; Lina Ramos; Sérgio Prieto; Vivian
Mendes | Figurinos: João Mourão | Luz e Som: Martim Fonseca | Maquilhagem: Catarina Coelho | Apoioà produção: Ana Rita Paço | Cartaz: Catarina Coelho | Apoio: Animateatro; Clube Recreativo da Cruz de Pau; Junta de
Freguesia de Amora | Produção: Animateatro e colectivo


