Animateatro | “Camões – o poeta soldado”
8091
post-template-default,single,single-post,postid-8091,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.4,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

ANIMATEATRO

“Camões – o poeta soldado”

  |   criações

“CAMÕES – o poeta soldado”
42ª Criação ANIMATEATRO
M12 | 50min

 

Projecto

A descoberta de um poeta é o abrir de um novo imaginário, desvendar Camões é admirável. Ouvir o seu nome remete-nos imediatamente para “Os Lusíadas”, a obra maior da literatura portuguesa, no entanto, existiu Camões antes e para além da obra. A vida do poeta soldado, as afeições do homem boémio são a inspiração para este espectáculo. Um actor sozinho em palco, confidencia momentos íntimos, envereda pela exploração do movimento, relaciona-se com o espaço cénico, encontra o poeta, a palavra.

“Em Moçambique achamos aquele Príncipe dos Poetas de seu tempo, meu matalote e amigo Luís de Camões, tão pobre que comia de amigos, e, para se embarcar para o reino, lhe ajuntamos toda a roupa que houve mister, e não faltou quem lhe desse de comer. E aquele inverno que esteve em Moçambique, acabando de aperfeiçoar as suas Lusíadas para as imprimir…” Camões viveu a transição da idade média para a idade moderna. Num período onde os ideais humanista e naturalista se afirmavam. O homem era o centro do universo, a sua dignidade sublimada. As descobertas científicas foram inúmeras, a visão da face do planeta modificou-se, resultado das grandes viagens náuticas. Neste espectáculo Luís Vaz surge sob uma outra perspectiva, encontramos o homem, o poeta, o criador, o soldado, contextualizamos a sua contemporaneidade em espaços do nosso presente, o local onde se lecciona, o local onde se assiste a teatro.

 

Sinopse

O homem da manutenção encontra uma mala perdida, desconfia do seu conteúdo.  A sua curiosidade desencadeia uma epopeia de descobertas perdidas no tempo, este simples sujeito reencarnará acontecimentos dramáticos, cómicos, díspares na sua essência, que fizeram a história de Portugal.

 

Ficha Técnica e Artística

Texto: L. Vaz de Camões (Excertos de cartas, poemas, dramaturgia camoniana e d’Os Lusíadas) | Apoio à Dramaturgia: Professora Gabriela Benavente | Direcção: Ricardo G. Santos/Lina Ramos | Elenco: Nuno Santos | Figurinos: Lina Ramos | Produção: Animateatro